Rodrigo Torquato da Silva (UFF)

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense e Advogado. Líder do Grupo de Pesquisa ALFAVELA. Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Três Especializações: Direito e Processo Penal (Universidade Cândido Mendes); Psicopedagogia – Clínica e Institucional (Universidade Gama Filho); e Orientação Educacional e Pedagógica (UCAM). Graduações em Direito (Universidade Cândido Mendes) e Pedagogia (Universidade Gama Filho). Tem experiência na Área de Educação, com ênfase na Alfabetização dos/das estudantes das Classes Populares e Cotidiano Escolar. Na Área do Direito, o interesse pelos estudos e pesquisas do Campo da Criminologia Crítica e do Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: violências cotidianas na relação favela-escola e o Direito de Aprender nas Escolas Públicas .

Heitor Collet (Faetec/ETET Martins Penna e SME/Duque de Caxias)

Heitor Collet é doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), graduado em Educação Artística com Licenciatura Plena e habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e técnico em Publicidade pela Escola Técnica de Comunicação (ETEC). É coordenador pedagógico e professor da cadeira de Legislação e Produção Teatral na Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna, vinculada a Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC/(RJ). É também professor de Artes no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias (RJ). É pesquisador nas áreas da Cultura e da Educação com foco em políticas públicas e prática docente.

Danielle Tudes (SME/Angra dos Reis)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ (PPGEDUC), Mestre no Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ (PROPED). Licenciada em Pedagogia pela UFF (Universidade Federal Fluminense) e especialista em Diversidade Cultural e Interculturalidade: matrizes indígenas e africanas na educação brasileira pelo Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira (PENESB – UFF). Possui também especialização em Psicopedagogia e Orientação Educacional pela UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e especialização em Alfabetização das Classes Populares pela UFF. Pedagoga na Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, iniciou sua atuação no magistério como professora no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), atuou como professora de anos iniciais e tutora presencial do curso de pedagogia CEDERJ/UERJ, além de possuir experiência na administração pública. Pesquisadora do grupo de pesquisa ALFAVELA – UFF (Alfabetização, Classes Populares e o Cotidiano Escolar) e do grupo de pesquisa GPMC – UFRRJ (Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Culturas). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Relações Étnico-raciais e Classes Populares, atuando principalmente com as seguintes temáticas: Diáspora Africana; Colonialidade; Classes Populares; Escola Pública e Violência.

Alfavela © todos os direitos reservados .