Projetos em andamento

Alfabetização - Legislação e Políticas Educacionais: análise e acompanhamento das ações governamentais e os impactos na escolarização das classes populares

Descrição: O presente projeto é resultado dos desdobramentos dos estudos que vêm sendo realizados pelo grupo de pesquisa ALFAVELA/UFF, abrangendo a relação entre a escolarização das classes populares e os impactos da legislação e das políticas governamentais que se apresentam na atual conjuntura. Pretende-se analisar a legislação pertinente, bem como as políticas educacionais que estão sendo implementadas. O objetivo é manter o compromisso da universidade pública e do Estado Democrático de Direito com a sociedade, difundindo uma análise propositiva, crítica e autônoma, que possa, quem sabe, contribuir com novas políticas educacionais. Situação: em andamento (2019-atual); Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rodrigo Torquato da Silva (coordenador); Heitor Collet (doutor).

Ensino Domiciliar - perspectivas e tensões de uma nova modalidade de educação e seu impacto no "mercado" da educação e na escola pública.

Descrição: O presente projeto mergulha na investigação da modalidade do Ensino Domiciliar, analisando os contextos sociopolíticos que configuram a ascensão de organizações civis que fazem forte defesa da constitucionalidade do tema, brigando inclusive, por políticas públicas para a questão. Na trilha da pesquisa, pretendemos observar e refletir acerca de certo “descompasso” existente entre as práticas da escola pública das classes populares e as práticas que emanam dos usos das novas mídias e tecnologias e, para tanto, entendemos como capital e urgente discutir aquilo que entendemos como um ponto central do debate: a formação de professores. Situação: em andamento (2019-atual); Natureza: Pesquisa. Integrantes: Heitor Collet (coordenador); Rodrigo Torquato da Silva (doutor).

Direito e Educação: acompanhamento das diretrizes jurídicas e políticas governamentais

Descrição: Visa acompanhar e analisar o projeto de sociedade brasileira que fundamenta as propostas de alteração da legislação educacional para a Educação Básica. Diante dos evidentes ataques aos Direitos Sociais e das esdrúxulas respostas dos governantes por meio de redes sociais privadas, faz-se urgente o acompanhamento das propostas de alteração da Legislação que estrutura a Educação Básica, visto que está em jogo o bem maior de um Estado Constitucional de Direito: a própria democracia. Situação: em andamento (2019-atual); Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rodrigo Torquato da Silva (coordenador); Heitor Collet (doutor).

Imagem, Som e Alfabetização - Desdobramentos

Descrição: O presente projeto é uma continuidade de pesquisas já realizadas em duas escolas públicas: uma em Niterói, outra em Duque de Caxias e visa, agora, sistematizar o material levantado, com o fim de produzir um documentário que problematize, e ao mesmo tempo auxilie, a construir alternativas metodológicas para a alfabetização dos estudantes das classes populares, utilizando-se da linguagem audiovisual, como fonte motivadora para a aquisição e uso social da língua escrita. Situação: em andamento (2016-atual); Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rodrigo Torquato da Silva (coordenador); Heitor Collet (doutor).

TV Alfavela/UFF

Descrição: O projeto “TV Alfavela” é o resultado dos desdobramentos dos estudos que vêm sendo realizados pelo grupo de pesquisa Alfavela. Dentre os estudos desenvolvidos e articulados na “TV Alfavela”, apontamos os trabalhos que abordam temáticas através da relação entre “favela-escola” e “escola-favela”, “movimentos sociais de educação popular”, “questões raciais”, “alfabetização e o ensino da língua em escolas públicas voltadas para o atendimento às classes populares”, “alfabetização em múltiplas linguagens”, “currículo e poder”, “democratização no acesso e produção de informações”. Situação: em andamento (2012-atual); Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rodrigo Torquato da Silva (coordenador), Heitor Collet (doutor).  

Propostas, projetos e práticas de alfabetização: um estudo das experiências pedagógicas das escolas públicas que atendem os estudantes das classes populares de Angra dos Reis

Descrição: O presente projeto visa a apresentar uma pesquisa analítica acerca dos impactos que as propostas e os projetos implementados na Rede Municipal de Ensino de Angra dos Reis têm sobre as práticas de alfabetização e as experiências pedagógicas das escolas públicas que atendem os estudantes das classes populares. O objetivo principal é fazer um acompanhamento com o cotidiano escolar das conseqüências dessas propostas na prática alfabetizadora e na apreensão da língua escrita. A questão norteadora é:?Como as escolas que atendem as crianças que se forjam nos espaços das classes populares lidam com as especificidades das suas oralidades e com a complexidade das suas variações linguísticas??. Já foi feito um levantamento bibliográfico das monografias produzidas a partir das primeiras turmas formadas no Curso de Pedagogia da UFF em Angra dos Reis entre os anos de 1995 e 2007, visando analisar e estabelecer focos temáticos sobre o uso e o significado das palavras-conceitos alfabetização, letramento, classes populares, favelas e/ou os temas afins. Tal levantamento permitiu não somente estabelecer o foco do trabalho de pesquisa, mas um preliminar mapeamento das populações que podem ser identificadas como as classes populares de Angra dos Reis, em que foi possível constatar a ramificação em pelo menos quatros troncos mais evidentes: os remanescentes de Quilombos, os indígenas Guarani Mbya, os Caiçaras que habitam as ilhas da Baía da Ilha Grande e os trabalhadores que vieram de muitas Regiões do Brasil, principalmente do Nordeste, para se empregarem nas usinas e estaleiros da cidade. Situação: em andamento (2011-atual); Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rodrigo Torquato da Silva (coordenador), Danielle Tudes (especialista).

Projetos concluídos

Imagem, Som e Alfabetização - Agora na Baixada!

Descrição: O presente projeto visa a criar alternativas metodológicas para a alfabetização dos estudantes matriculados em escolas públicas, no ensino fundamental regular, utilizando-se da linguagem audiovisual, como fonte motivadora para a aquisição e uso social da língua escrita. À reboque da pesquisa em si, serão problematizadas duas questões fundamentais para melhor compreensão dos dilemas da educação pública brasileira: o “fracasso escolar” das classes populares e a violência no cotidiano das escolas públicas que atendem esse público. O projeto será realizado na Escola Municipal Bom Retiro que se localiza na Praça Felipe de Oliveira, no Bairro Parque Bom Retiro, Segundo Distrito da Cidade de Duque de Caxias. Como a escola aprende a lidar com questões de natureza complexa como essas? Que especificidades há no processo de escolarização das crianças que enfrentam essa problemática? Nesse projeto, somada a experiência já realizada em Niterói, defendemos que o enfrentamento do “fracasso escolar” (o lidar diretamente com as crianças que não têm jeito) não prescinde da leitura e escrita crítica das questões da vida e do espaço desses próprios estudantes. Isso instiga a mergulhar nos processos de conformação de subjetividades e investigar os motivos pelos quais métodos, estratégias e programas não correspondem às expectativas supostamente almejadas pelas máquinas da educação e se esvaziam em discursos criando, portanto, o já referido “fracasso escolar”. Situação: Concluído (2014-2015); Natureza: Pesquisa. Financiado pela Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Integrantes: Rodrigo Torquato da Silva (coordenador), Luciana Pires Alves (doutora), Heitor Collet (mestre), Marcia Spadetti (especialista, bolsista de treinamento e capacitação técnica), Francisco Júnior (jornalista, colaborador), João Paulo Barreto (iniciação científica), Rosana Miranda (iniciação científica).

NAPALM - Núcleo de Apoio à Pesquisa em Alfabetização e Linguagens Múltiplas

Descrição: Considerando 1) o contextos sociais de Angra dos Reis, Niterói, Duque de Caxias e Rio de Janeiro ? dentre os quais destacamos a observância sobre as diferentes culturas das classes populares que habitam as respectivas regiões e 2) as políticas de negar os problemas sociais e as diversidades culturais e linguísticas que se refletem em propostas pedagógicas que investem em tentativas de “homogeneização das culturas”, surge a necessidade de implementação do presente projeto, intitulado “Núcleo de Apoio à Pesquisa em Alfabetização e Linguagens Múltiplas – NAPALM” com o objetivo maior de fomentar a criação de um laboratório de pesquisa que não só apoie, mas, sobretudo, amplie o conjunto de possibilidades metodológicas e técnicas dentre as professoras alfabetizadoras das escolas das redes municipais de ensino público dos respectivos municípios. O projeto estrutura-se a partir do que chamamos de “encontros itinerantes” (conversas com as professoras alfabetizadoras) e de uma rotina de estudos acerca de temas relevantes como “alfabetização das classes populares”, “territórios e territorialidades” e “sociabilidades violentas”. Concretamente, mediante treinamento e instrumentalização de suas educadoras, o projeto visa incentivar o uso da linguagem audiovisual nas escolas e estabelecer a compreensão de que a “alfabetização”, para muito além de um mero conjunto de “métodos e técnicas” , necessariamente, reflete uma ação de permanente reflexão na formação de indivíduos críticos que leiam o texto e os contextos sociais e culturais em que vivem. Situação: Concluído (2013-2014); Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rodrigo Torquato da Silva (coordenador), Luciana Pires Alves (doutora).

Imagem, Som e Alfabetização

Descrição: O presente projeto visa a criar alternativas metodológicas para a alfabetização dos estudantes matriculados em escolas públicas, no ensino fundamental regular, utilizando a linguagem artística, mais especificamente a linguagem do cinema, como fonte motivadora para a aquisição e uso social da língua escrita. À reboque da pesquisa em si, serão problematizadas duas questões fundamentais para melhor compreensão dos dilemas da educação pública brasileira: o ?fracasso escolar? das classes populares e a violência no cotidiano das escolas públicas que atendem esse público. O projeto será realizado na Escola Municipal Diógenes Ribeiro de Mendonça. Essa escola, localizada em um bairro denominado “Maria Paula”, é ligada à Rede Municipal de Ensino de Niterói e atende a estudantes que se encontram nos ciclos iniciais do Ensino Fundamental, tanto na modalidade “Regular” como na de “Jovens e Adultos” (EJA), contando ainda com a participação da Escola Estadual CIEP Brizolão 126 ? Almedorina Azeredo, da qual extrairemos quatro estudantes do Ensino Médio para monitoria das atividades do projeto. A escolha deste locus da pesquisa deve-se sobretudo ao fato da de que a Escola Municipal Diógenes R. de Mendonça encontra-se no que poderíamos denominar de região fronteiriça dos municípios de Niterói e São Gonçalo, incorporando sujeitos com uma proximidade territorial, porém com enorme distanciamento no que diz respeito a territorialidades. Isso instiga a mergulhar nos processos de conformação de subjetividades e investigar os motivos pelos quais métodos, estratégias e rnão correspondem às expectativas supostamente almejadas pelas máquinas da educação e se esvaziam em discursos criando o já referido fracasso escolar. Situação: Concluído (2012-2013); Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rodrigo Torquato da Silva (coordenador), Heitor Collet (mestre, bolsista de treinamento e capacitação técnica), Miguel Pinheiro Maués (especialista), Adriano Corrêa Batista (jornalista, colaborador), Adryan Nunweiler Reis Maciel (iniciação científica), Marco Antonio Bandeira Silveira Filho (iniciação científica), Márcia de Brune (bolsista jovem talento), Miriam da Silva Costa (bolsista jovem talento), Regina Fátima Cardozo (bolsista jovem talento).

Os impactos da violência no cotidiano das escolas que atendem as classes populares de Angra dos Reis e seus reflexos nos processos de alfabetização

Descrição: O objetivo principal do Projeto é fazer um acompanhamento analítico dos impactos que a atual violência de algumas localidades do município de Angra dos Reis provoca no cotidiano de cinco escolas públicas, que atendem predominantemente as classes populares, e seus reflexos nos processos de alfabetização. A questão norteadora é: Como as escolas que atendem as crianças que se forjam nos espaços das classes populares lidam com as especificidades das suas realidades violentas?. Situação: Concluído (2011-2013); Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rodrigo Torquato da Silva (coordenador), Danielle Tudes (especialista).

Alfavela © todos os direitos reservados .